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banQi

Implementando pagamento com dois cartões no checkout do Shopping banQi

Capa dois cartões

1. Contexto e problema

O Marketplace

Dentre os inúmeros produtos à disposição do banQi para atender seus milhões de clientes, a estrutura do Marketplace tem papel fundamental nos resultados do banco. Com produtos como Shopping, Gift Card, Recarga de Transporte e Mobile, conseguimos atingir e melhorar a audiência, engajamento e a recorrência.

Analisando os dados e o desafio do marketplace, os dados do shopping banQi mostram que até meados de 2022, o shopping ficou 50% aquém de sua meta.

Problema

Analisando o funil de conversão do shopping banQi em Setembro de 2022, a taxa de conversão total foi de 0,33%, com alto drop-off na etapa de checkout, principalmente na etapa de pedido aprovado.

Os motivos mais comuns para cancelamento de pedidos são fraudes e falta de limite do cartão. O segundo motivo mais comum para cancelamento de compras no banQi é o pagamento com limite insuficiente do cartão de crédito, de janeiro a agosto de 2022, isso representou 18% de todos os pedidos cancelados.

Problema dois cartões

2. A hipótese

Hoje, sofremos com a falta de meios de pagamento, oferecendo apenas um cartão de crédito e o pagamento com saldo banQi, em nosso checkout, dificultando a vida de nossos clientes, dada a baixa renda e baixo limites de crédito no mercado.

💡 Qual o problema que queremos atacar? Conversão

Para o banQi: melhorar a conversão do funil do shopping e como consequência aumentar o TPV.

Para o usuário: permitir que o cliente compre itens mais caros mesmo não tendo um limite alto no cartão de crédito.

💡 Como iremos resolver? Pagamento com dois cartões

Implementação de um novo meio de pagamento no checkout do shopping banQi, onde será possível o usuário utilizar dois cartões de crédito para realizar uma compra.

Para o usuário: permitir que o cliente compre itens mais caros mesmo não tendo um limite alto no cartão de crédito.

💡 Qual resultado esperamos obter?

- Aumentar em 12% a aprovação de pedidos;
- Aumentar em 15% receita do Shopping banQi;

3. O projeto

História de usuário

Eu enquanto usuário do shopping banQi realizando uma compra quero ter a opção de pagamento com dois cartões de crédito no checkout para ter mais possibilidades de pagamento e conseguir mais crédito unindo o limite de dois cartões diferentes.

Qual valor para o usuário?

Em pesquisa CSAT e CES realizada para clientes do shopping banQi foi constatado que 23% das pessoas que abandonam o carrinho, o fazem por alegar falta de limite no cartão ou não ter um cartão de crédito. No total 47% das pessoas alegam abandonar o carrinho por querer outras formas de pagamento. Dado isso, esta entrega aumenta a variedade de meios de pagamento e complementa limite de cartão de crédito por permitir o uso de dois cartões fazendo com que o usuário possa comprar os produtos que gostaria mesmo sem ter um limite tão alto.

Qual valor para o negócio?

Com 23% dos usuários que abandonam o carrinho alegando falta de limite no cartão, com a implantação de dois cartões temos a possibilidade de melhorar a conversão de compra no shopping e com isso aumentar o TPV. Além disso, em setembro tivemos um percentual de cancelamento de pedido de 61% sendo as duas principais causas fraude (13%) e falta de limite (19%) no cartão de crédito. Unindo ambas as problemáticas, e projetando uma melhora de 5% no checkout e 5% no cancelamento, teremos um aumento de 12% na conversão gerando uma boa media de valor por mês.

4. Layout e Experiência

Com uma experiência simples e seguindo os padrões do app, disponibilizamos ao nosso usuário a possibilidade de finalizar o pagamento de suas compras com dois cartões, facilitando para pessoas de baixa renda e com limite baixo.

Layout dois cartões

5. Protótipo

Fluxo em pleno funcionamento que foi prototipado no Figma.

6. Resultados

  • Aumentamos a conversão do Shopping de 0.247% para 0.5% comparando o período de Jan a Mar/23 e Mar a Mai/23.
  • Reduzimos os pedidos reprovados por falta de crédito de 22% para 15% comparando o mesmo período.
  • Conseguimos aumentar em 7% o Ticket Médio do produto no mesmo período após a entrega do novo meio de pagamento (Baseado no fato de que o ticket médio dos pedidos cancelados por falta de cartão de crédito é maior do que o ticket médio dos pedidos aprovados).